Parque Nacional da Tijuca

por | 11 out, 20

Sim, o Cristo Redentor está dentro do Parque Nacional da Tijuca (PNT) e é rodeado por uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca.

Com muitas cachoeiras, trilhas variadas, mais de 1.600 espécies de plantas, 350 espécies diferentes de animais e 3.953 hectares de Mata Atlântica, o que a torna esta floresta realmente única é que ela foi plantada pelo homem.

Em 1861, D. Pedro II, o 2º Imperador do Brasil, desocupou ocupações inapropriadas e deu início a um trabalho de reflorestamento. Em um período de 13 anos cerca de 100 mil árvores foram replantadas. Além do reflorestamento, nos anos seguintes a floresta passou por diferentes trabalhos de paisagismo e revitalizações, contando com projetos e obras de grandes artistas como Auguste Glaziou e Roberto Burle Marx, entre outros.

O Parque conta com mais de 200 quilômetros de trilhas, sendo as mais famosas as Trilhas da Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Parque Lage x Corcovado, dos Estudantes, Transcarioca, etc. Com tantas trilhas, cachoeiras e duchas naturais, existem muitas atividades diferentes que podem ser praticadas no Parque Nacional da Tijuca, como escalada em rocha, rapel, ciclismo, corrida, caminhadas, observação de pássaros, banhos de cachoeira, voo livre, passeios de jipe, piqueniques, e até trabalho voluntario (www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario) para a manutenção de trilhas, limpeza, manejo de espécies invasoras, plantio de mudas nativas, dentre outras ações. Sem falar é claro no passeio de Trem do Corcovado, visita ao Cristo Redentor, e visita a diversos Mirantes, entre os mais famosos, da Paineiras, Vista Chinesa e Dona Marta.

Nadar e renovar as energias em uma cachoeira dentro de uma cidade tão grande como o Rio de Janeiro é algo muito especial. A Cachoeira das Almas, cercada por arvores e plantas da Mata Atlântica, é uma delas. Mas existem muitas outras por isso reserve tempo extra no Rio de Janeiro para poder curtir tudo que esta linda Floresta tem para oferecer.

Muito visitado por cariocas e turistas, estima-se que o Parque Nacional da Tijuca receba mais de 3 milhões de visitantes por ano. O acesso principal fica localizado na Praça Afonso Vizeu, Alto da Boa Vista. Mas o acesso ao parque pode ser feito de pontos diferentes da cidade, dependendo de onde irá visitar dentro do Parque. Apesar de ser muito bem sinalizado, muitas áreas são completamente isoladas e rodeadas por Mata Atlântica. Recomendamos que visite o Parque com alguém que conheça bem suas trilhas e acessos, ou use guias e agencias especializados, para evitar transtornos ou acidentes.

COVID-19

O Parque Nacional da Tijuca reabriu dia 9 de julho de 2020 após ter sido fechado devido à Pandemia. A reabertura está sendo gradual, com algumas trilhas abertas somente em dias de semana, mirantes e cachoeiras ainda interditados. No momento é obrigatório o uso de máscaras e estão proibidos aglomerações (max 10 pessoas), piqueniques e banhos de cachoeira.

O parque está aberto todos os dias das 8h às 17h (18:00 no verão). Mais informações no site oficial do Parque Nacional da Tijuca.

Você pode também ver o Parque Nacional da Tijuca de cima, fazendo um sobrevoo de helicóptero com a Rio Helicopters. Faça sua reserva por whatsapp: bit.ly/3ixNkg6 ou visite nosso site para saber mais: www.riohelicopters.com

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR
pt_BR en_US fr_FR es_ES it_IT